quarta-feira, 16 de junho de 2010

Nunca antes...

---------------
Jamais pensei em ter a oportunidade de presenciar um chefe do executivo de um país democrático portar-se de maneira tão solerte e raivosa para não perder o poder. Há gente assim: apropria-se do que é temporário e não consegue conceber a vida sem as parafernálias que lhe adornaram a fronte durante algum tempo. Este tipo de pensamento é causa do afloramento das atitudes autoritárias e ditatoriais. Está por detrás de cada um dos maiores (e piores) ditadores do último século, e excluo, veementemente, os "ditadores militares brasileiros" que, por estranha e incompreensível idiossincrasia, não se perpetuavam no poder. Mas falo de Hitler, Franco, Perón, Getúlio, Salazar, Mussolini, Bokassa, Idi Amin, Somoza, Papa Doc, Batista, Fidel, e outros de triste memória.

O apego às vantagens que o poder mal entendido lhes traz faz com que se tornem inimigos de todo aquele que aspira ser o representante maior da Nação. Para eles, isto é um ataque pessoal à sua honra e uma tentativa de roubar aquilo que 'considera' seu. Pretende que o cargo que ocupa lhe pertence, por direitos que inventa e sonha, e não que exerce um mandato outorgado por outras pessoas, os cidadãos nacionais.

É um problema que transcende o político, ultrapassa o sociológico e se afasta da história, para ficar entravado e atolado no campo da patologia psiquica.
--------------------------------------

Um comentário:

  1. Vote na Dilma e ganhe, inteiramente grátis, um José Sarney de presente. Mas não é só isso, votando na Dilma você também leva, inteiramente grátis (grátis?????) um Fernando Collor de presente. Não pense que a promoção termina aqui, votando na Dilma você também ganha, inteiramente grátis, um Renan Calheiros e um Jader Barbalho. Mas atenção, para você votar na Dilma, você também ganha uma Roseana Sarney no Maranhão e uma Ideli Salvati em Santa Catarina. Ligue já para a Dirceu-shop, e ganhe esta maravilhosa oferta de presente. Dilma, Collor, Sarney pai, Sarney filha, Renan Calheiros, Jáder Barbalho, José Dirceu, e muito, muito mais, com um único voto; e tem mais, você também leva bonequinhos temáticos de presente: do Hugo Chavez prendendo o dono da Globovision, do Evo Morales com lindas fazendinhas de coca, do Fidel Castro com marionetes de torturados e famintos presos políticos, e do Mahmoud Ahmadinejad com lindas bombinhas atômicas que explodem de verdade!!! Tudo isto e muito mais... e você ainda concorre a um lindo esqueleto da BANCOOP de presente. Ligue já para a Dirceu-shop e não perca esta maravilhosa promoção!!!

    (mande este texto, que achei em um site, para os seus contatos de e-mail, com humor vamos mostrando para todos quem quer continuar a mandar, e desmandar, no Brasil)

    ResponderExcluir