segunda-feira, 1 de março de 2010

A alma do sertanejo e a vida política

O povo sertanejo se destaca por duas de suas qualidades seculares: a honra pessoal e a dignidade de sua família; e uma religiosidade extremamente bonita e verdadeira. Povo secular, habitante de onde nasceu o Brasil e sua sociedade, sabe de sua resposanbilidade histórica, e sabe que seus antigos - seus pais e seus avoengos - foram sempre gente direita, que trabalhava de sol a sol, coisa que nunca assustou o nordestino do sertão. Vivo há 30 anos nesta bela terra, viajei por todo o sertão nordestino e jamais encontrei essse miserável vencido que fizeram como triste representante dessa nobre gente. Conheci gente pobre, como, infelizmente há em muitas partes do Brasil, e muito cafezinho tomei nos ranchos de chão batido aos quais sempre adentrei de chapéu na mão, cumprimentando o dono e sua senhora. Dignidade, enorme dignidade foi a verdade que encontrei. Ao menos foi assim nos sertões da Bahia, de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. Nas varandas e nos copiás encontrei decência e coragem cavalheiresca, não tendo visto, nas famílias, o elogia ao jagunço e a vanglória do cabra safado, cruel, prevalecido e desonesto.
Convivi com o singular sentimento religioso dos romeiros, das donas de casa, das avós, dos doentes e dos sãos, pagando promessas, agradecendo graças. Sentimento quase que único em sua sinceridade neste País.
Povo maravilhoso no reconhecimento de seus líderes religiosos, os quais faziam o bem, como o Padre Cícero, e jamais ensinavam a odiar. Este sim, é um símbolo, o verdadeiro modelo do nordestino: bom e indobrável, jamais abandonando a crença real em Deus. Tão cristão em seu interior que é São José quem cuida dos anos de bom inverno no sertão.
Quem faz o nordeste miserável não conhece o povo que o habita. Não lhe conhece a coragem - e o entono -, quando necessário.
Não sei onde anda este sertanejo que votará como um jagunço mandado, sendo puxado pelo beiço por quem o quer sempre precisando do mínimo para que ele o possa dominar;
Não sei onde está esse povo sertanejo que vai trair o Padin Ciço votando em quem odeia a religião, em quem ri dos romeiros, debocha dos pagadores de promessa, de quem é aliada do Cão pois quer destruir tudo o que lembra aos santos de nossas igrejas e capelas, que abençoaram um dia nossos filhos e netos.
Enfim, onde está o sertanejo que largará da mão de Deus para segurar nas garras do Anti-Cristo?
Onde está o nordestino que deixará de ouvir as vozes de sua gente ordeira e amorosa, para seguir as palavras do Pai da Mentira, do Falso Profeta que as Escrituras diziam que viria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário