segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Heróis Brasileiros para serem lembrados: Borges do Canto

Borges do Canto - o Conquistador dos Sete Povos

José Borges do Canto, nascido em Rio Pardo, RS, por volta do ano de 1775, foi um tipo de patriota típico da Província do Rio Grande de São Pedro. Seus feitos poderiam encher páginas e páginas de história. Ele e Manoel dos Santos Pedroso, com 40 e 20 aventureiros cada um, e com alguns outros militares, marcharam sobre as antigas Missões – Sete Povos - a 3 de agosto de 1801, conquistando-as e as incorporando definitivamente ao Brasil. Este herói gaúcho, cognominado de “Restaurador dos Sete Povos”, havia desertado anteriormente, pois não lhe servia a vida de caserna em tempo de paz, dada a sua veia aventureira. Apresentou-se tão logo houve necesidade de gente valente e empreendedora.


Como diz Walter Spalding, era um vulto ciclópico, pouco, entretanto, ligando a regimentos e ordens, o que causou sua entrada no Uruguai, junto a índios que o acompanhavam, atrás de gado sem dono, morrendo num entrevero com os ‘blandengues’ castelhanos, em 1804.

Junto a seus companheiros, foi um “dos mais autênticos tipos de gaúchos daqueles tempos: livres, destemidos e ousados, em busca constante da grandeza e dos direitos da terra natal”.

Tanto ele quanto Pedroso foram cerne de antigas famílias sul-rio-grandenses ainda existentes na atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário