domingo, 21 de fevereiro de 2010

Heróis brasileiros para serem lembrados: José de Abreu, Barão do Cerro Largo

O Anjo da Vitória!

José de Abreu, Barão do Cerro Largo, de ascendência indígena, foi voluntário para o Real Serviço na fronteira do Rio Grande do Sul, Tinha quatorze anos de idade. Tomou parte na maioria das campanhas meridionais do Brasil durante o Reinado português, subindo na carreira militar. Ao deixar o Comando das Armas da Província de São Pedro, disse: "Sois testemunhas dos esforços que hei empregado na defesa desta Província... sem outro interesse que o de ser útil ao lugar em que nasci, podeis dizer como procedi nessas circunstâncias, e se obtive algum lucro, abusando dos cargos que ocupei. A imprensa é livre, e por esse canal podem todos publicar livremente o que sabem ou o que pensam. [...] Levo... a glória de não ter perdido um só palmo de terra da Província, cuja defesa me foi confiada".


Ao tempo da guerra de 1827, contra a Confederação Argentina, reuniu um forte corpo de voluntários na cidade de São Gabriel e se apresentou ao Comandante Geral, o Marquês de Barbacena.

Nesse mesmo ano, na batalha do Passo do Rosário, morreu baleado no entrevero dos combates, chefiando a outros cavalarianos. Foi sepultado no topo da coxilha onde tombou. Atualmente, o local é marcado por um monumento à brasilidade.

-0-0-0-0-0-0-0-0-

Em 2005, o 4º Regimento de Carros de Combate - Regimento Passo do Rosário - (4º RCC), localizado em Rosário do Sul/RS, realizou uma grande encenação em homenagem aos heróis mortos na batalha, em especial ao Marechal José de Abreu, com a Direção Geral do Tenente-coronel Leonardo Ramalho Rodrigues Alves, a Direção de Núcleo de Cláudio Corrêa, e Produção Executiva do Tenente Hemerson Macalão Ramos.


O vídeo dessa encenação que simula a Batalha do Passo do Rosário (dividido em 3 partes) está disponível no You Tube:

http://br.youtube.com/watch?v=-YDUqK4aAgQ (parte 1)
http://www.youtube.com/watch?v=ZpufVrgCSNA (parte 2)
http://br.youtube.com/watch?v=RqDpRwwqeAo (parte 3)

2 comentários:

  1. Pergunto-me por onde andam estes nobres espíritos no mundo de hoje...

    ResponderExcluir
  2. Faendo blogs por aí ou ministrando aulas de História.

    ResponderExcluir